ESBOÇO - TOME BOAS DECISÕES NO TEMPO DO FIM

Ir em baixo

ESBOÇO - TOME BOAS DECISÕES NO TEMPO DO FIM

Mensagem por Admin em Ter Mar 13, 2018 12:12 am

TOME BOAS DECISÕES NESTES ÚLTIMOS DIAS
(Esboço para a parte de necessidades locais da semana de 20 de novembro de 2017)
Objetivo: Nos anos recentes, está havendo em nosso país uma redução nos donativos recebidos para a obra mundial. Em parte, isso se deve ao desemprego ou a outros problemas econômicos. O objetivo deste esboço é ajudar nossos irmãos a ter equilíbrio ao usar seus recursos e ao mesmo tempo conseguir apoiar financeiramente a obra do Reino.
Nota para o orador: Apresente a matéria em forma de discurso de modo positivo e animado. Destaque os três pontos principais do subtítulo “‘Calcule a despesa’”.

POR QUE PRECISAMOS DE SABEDORIA? (2 min)
Estamos vivendo num período de grande crise econômica e sabemos que isso nos afeta de diversas formas.
Apesar disso, o povo de Jeová se esforça, de acordo com suas possibilidades, a “pôr algo à parte” para apoiar projetos da organização. (1Co 16:2)
Isso é muito elogiável! Mesmo em tempos de crise, os servos de Jeová continuam apoiando financeira-mente a obra de pregação e ensino. Tenham certeza que Jeová ama muito vocês pelo que fazem de
coração. (2Co 9:7)
Satanás faz de tudo para nos enganar. Ele quer que gastemos nosso tempo e nossos recursos com o mundo e não com o Reino.
A propaganda do mundo tenta convencer as pessoas de que elas precisam ter o que há de melhor em tecno-logia, entretenimento, viagens, moda, moradia e assim por diante. Por outro lado, a Bíblia nos ajuda a lidar com a instabilidade econômica usando a inteligência. (Ec 7:12)

‘CALCULE A DESPESA’ (7 min)
Para tomar boas decisões, a pessoa precisa primeiro ‘adquirir sabedoria’ da Bíblia. (Pro 4:5-7)
1) Faça um orçamento. [Leia Lucas 14:28.]
Jesus recomendou aqui que a pessoa deve primeiro ‘calcular as despesas, para ver se tem o suficiente’ para fazer o que pretende.
Fazer um orçamento é fazer uma lista do dinheiro que você recebe e do dinheiro que você gasta duran-te o mês. Se você fizer isso, vai conseguir avaliar o que realmente precisa, evitando comprar por
impulso produtos menos importantes ou se envolver em dívidas desnecessárias.
2) Faça um planejamento e viva de acordo com suas possibilidades. [Leia Provérbios 21:5.]
Quando temos um bom planejamento, evitamos problemas financeiros e preocupações que poderiam desviar nossa atenção das coisas mais importantes, como apoiar a obra do Reino. (Mt 24:14)
O que desejamos ter não necessariamente é o que precisamos ter. Devemos dar prioridade às nossas necessidades básicas. É bem fácil nos convencer de que precisamos de uma coisa, quando na reali-dade, essa coisa é apenas um desejo.
3) Estabeleça as prioridades corretas. [Leia 1 Coríntios 16:1, 2.]
O apreço de coração pelo que Jeová e sua organização fazem por nós nos motiva a fazer donativos com regularidade, talvez toda semana ou todo mês. Assim, imitamos os primeiros cristãos e não
deixamos os donativos para Jeová em segundo plano.
Os princípios bíblicos que consideramos com certeza nos ajudam a tomar boas decisões.
Mas há relatórios que mostram que alguns irmãos têm gasto seus recursos com produtos de última tecno-logia (por exemplo: celulares), com animais de estimação e com recreação, mas têm feito pouco ou ne-nhum donativo para ‘honrar a Jeová com as suas coisas valiosas’. Com certeza, todos nós queremos se-guir o conselho de Provérbios 3:9. [Leia.]
É verdade que cada um decide como usar seus recursos financeiros. Mas o modo como a pessoa usa seus recursos mostra se ela considera um verdadeiro privilégio contribuir para a obra de pregação.
Os donativos são usados para ajudar a obra de pregação no mundo inteiro. Isso inclui (1) cobrir as despesas básicas dos missionários e de outros servos de tempo integral especial, (2) produzir vídeos e publicações bíblicas, (3) dar ajuda às vítimas de desastres naturais e (4) financiar a construção de
Salões do Reino.

APROVEITE O QUE O ESCRAVO FORNECE E CONTINUE ‘ADQUIRINDO SABEDORIA’
(1 min)
Incentivamos todos a considerar em sua Noite de Adoração em Família artigos sobre esse assunto fornecidos pelo escravo fiel e prudente.
Há sugestões muito boas na revista Despertai! de setembro de 2011, com o assunto de capa: “Como
cuidar bem do seu dinheiro.”
Há na TV JW o discurso do irmão Stephen Lett, do Corpo Governante, com o tema: “Honre a Jeová com as suas coisas valiosas”. Esse discurso fez parte do programa mensal “JW Broadcasting — Maio de 2015”.
Continuem sendo guiados pela sabedoria da Bíblia para tomar suas decisões e fazendo de tudo para apoiar a obra do Reino nestes últimos dias.

TEMPO TOTAL: 10 MINUTOS

Admin
Admin

Mensagens : 28
Data de inscrição : 15/06/2017

Ver perfil do usuário http://jwvc.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum